Após a aprovação em 1º turno do texto-base da Reforma da Previdência na Câmara dos Deputados, centrais sindicais e movimentos sociais promovem ato em protesto contra a o fim da aposentadoria. O ato, organizado por entidades como o Sindifort e a Intersindical acontece em frente ao prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), na Rua Pedro Pereira (Centro).
Nascelia Silva, presidente do Sindifort e secretária geral da Intersindical Ceará, destaca que a luta contra a Reforma da Previdência apenas chegou a uma nova etapa. O projeto, que na prática significa o fim da aposentadoria para milhões de brasileiros, ainda precisa passar por votação em 2º turno na Câmara e também pelo Senado. “É hora de continuar unindo forças e mostrar nossa indignação nas ruas. Juntos, vamos pressionar os deputados e senadores que querem tirar a nossa aposentadoria!”, afirma a dirigente sindical.
Além da Reforma da Previdência, também faz parte da pauta dos protestos a falta de políticas efetivas para frear o aumento do desemprego, a diminuição dos salários, a precarização do trabalho, o corte de programas de proteção social e de renda mínima como o bolsa família, os cortes na educação pública e a tentativa de desmonte dos sindicatos.
Além do Sindifort e da Intersindical, também fazer parte do ato as centrais CUT, CTB, CSP Conlutas, Unidade Classista, Nova Central, CSB, UGT, Força Sindical e as Frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular.