ELEIÇÕES SISEMJUN 2021 – ENTREVISTA COM O CANDIDATO A PRESIDENTE DA CHAPA 01 MARCELO ALVES

As eleições para a escolha da Nova Diretoria Executiva do Sindicato dos Servidores Públicos de Juazeiro do Norte acontecem hoje, dia 20 de agosto de 2021, na sede do sindicato em Juazeiro do Norte – CE. Em razão da pandemia do COVID-19, o pleito está sendo realizado de modo virtual, com votação eletrônica pelo site do Sisemjun. Duas chapas concorrem à Diretoria Executiva, sendo a chapa 01 a candidata à reeleição. A Intersindical Ceará, em apoio à Chapa 01 “Experiência e Renovação: Para continuar no caminho das lutas”, entrevistou o candidato a Presidente Marcelo Alves:

INTERSINDICAL CEARÁ: Qual a expectativa para as eleições da nova Diretoria Executiva do Sisemjun, que ocorre na data de hoje?

– MARCELO ALVES: A expectativa é das melhores possíveis. Hoje é a festa da democracia interna dentro de nosso sindicato, um momento no qual todos os associados terão a oportunidade de escolher os caminhos que o Sisemjun tomará, bem como seus próximos dirigentes sindicais para o próximo quadriênio. A chapa 01 é composta por sindicalistas que compõem a direção atual e, dentro de uma perspectiva de renovação, 50% é composta por novos membros, trazendo, assim, uma (re)oxigenação à Diretoria e mantendo o compromisso e a experiência nas lutas. A chapa 01 tem o compromisso inegociável em defesa da vida, com a autonomia e a independência de classe e, sobretudo, com a defesa intransigente das pautas do funcionalismo público de Juazeiro do Norte. Esperamos que todos os servidores municipais, militantes e apoiadores mantenham o Sisemjun no caminho das lutas. Temos uma boa expectativa de participação de nossa base e nosso compromisso, enquanto chapa 01, é garantir a participação todos e todos e todas no pleito. Hoje, nessas eleições, poderão votar cerca de 900 servidores credenciados e, nós, considerando nossas perspectivas junto à base e nossos setores de inserção, estamos esperançosos em vencermos essas eleições.

– INTERSINDICAL CEARÁ:  Essas eleições 2021 são como um referendo da atual gestão, no sentido de os sócios do Sisemjun terem a oportunidade de avaliarem como se deu o mandato 2017 – 2021. Como foi estar à frente da entidade nesses últimos 04 anos e quais foram as principais conquistas e desafios que a gestão encontrou nesse período e que farão os sócios lembrarem como um “marco” da gestão?

– MARCELO ALVES: A última gestão foi desafiadora, turbulenta, mas ao mesmo tempo prazerosa. Tivemos momentos nos quais nos aperfeiçoamos, aprendemos… enfim! Nossa atuação dentro do Sisemjun e enquanto diretoria se articulou em alguns eixos: O eixo estrutural da entidade, em que investimos na modernização e na informatização do nosso sindicato, investimos na comunicação, já que o sindicato não tinha secretaria que tratasse desse assunto, investimos no fortalecimento da nossa estrutura para atividades de campo; no eixo comunicativo, investimos fortemente no diálogo do sindicato com sua base, sempre a mantendo informada sobre as atividades do Sisemjun. Além disso, em relação às campanhas salariais que são realizadas anualmente, nossa gestão promovia, no mínimo, de 8 a 9 assembleias para ouvir as demandas dos servidores e, assim, elaborar o ofício das pautas de reinvindicações. Temos também as questões econômicas e sociais da categoria, como por exemplo o fato de que mais de 600 servidores saíram da faixa salarial de 1 salário mínimo por intermédio das lutas do Sisemjun, a exemplo dos ASGs, motoristas, garis, etc. Nossa gestão sempre lutou pela conquista do piso salarial do magistério, dos agentes de combate às endemias, dos agentes comunitários de saúde, mantivemos a garantia do reajuste salarial aos servidores que ganham na faixa de R$ 1.300,00, entre outros. Tivemos, também, avanços estruturais como no setor da educação, a exemplo da lei que unificou a matrícula para os professores que possuíam dois vínculos e da lei municipal que permite a prefeitura a realizar seleção para a ampliação definitiva de jornada de trabalho para os professores que só têm vínculo de 20h semanais. Conseguimos, também, construir uma proposta e pacificar a categoria do magistério no processo de rateio do precatório do FUNDEF, beneficiando mais de 4 mil professores concursados e temporários. Na saúde também não foi diferente: conseguimos avançar judicialmente com o adicional de insalubridade, ação esta que beneficia mais de 400 servidores, além de avanços organizacionais nas escalas de trabalho, nos fluxos de trabalho no âmbito das secretarias. O Sisemjun também tem tido compromisso na luta contra a Reforma Administrativa do Governo Federal, que retirará gravemente direitos dos servidores municipais de Juazeiro do Norte. Além das lutas em esfera nacional, nossa diretoria terá o compromisso na luta pelos PCCS, já que há diversos servidores municipais que não possuem carreira e por isso é preciso dialogar com a gestão para avançar na luta dessas pautas. À vista disso, convidamos a todos os servidores e servidoras do município de Juazeiro do Norte para votarem na Chapa 01, no intuito de manter o Sisemjun não só apenas no caminho das lutas, mas por um sindicato organizado, qualificado e combativo para esse próximo período.

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *