NOTA DE APOIO À GREVE DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DA SAÚDE DE JUAZEIRO DO NORTE-CE
A Intersindical – Central da Classe Trabalhadora Ceará vem prestar todo apoio político aos servidores e servidoras municipais da saúde pública do município de Juazeiro do Norte (CE) que deflagraram greve por tempo indeterminado, no dia 14 de dezembro de 2021, em assembleia numerosa e participativa dos profissionais da saúde.
A deflagração da greve acontece pela falta de diálogo e de sensibilidade do Prefeito Gledson Bezerra (PODEMOS), que desde o início da gestão vem ignorando as pautas dos servidores da saúde. Frise-se que no auge da pandemia de COVID-19, em 2020 e em 2021, os servidores da saúde se mantiveram na linha de frente, arriscando-se para salvar vidas. Como “recompensa”, a gestão municipal deferiu duros golpes aos trabalhadores neste ano, como o não cumprimento da lei das 30 horas semanais e vantagens remuneratórias da categoria. A luta pela redução da carga horária, diga-se de passagem, é uma pauta histórica dos enfermeiros e técnicos de enfermagem em todo país.
Durante todo este ano, as negociações entre a gestão municipal e o Sindicato dos Servidores Públicos de Juazeiro do Norte (SISEMJUN) não avançaram. Percebeu-se, então, um total descaso do prefeito da cidade para com as pautas emergenciais da categoria.
Por fim, reiteramos que a greve por tempo indeterminado terá início no dia 03 de janeiro de 2022. Sabe-se da importância desses profissionais da saúde, sobretudo na eminência de uma nova pandemia no Brasil, mas os servidores tiveram que tomar essa decisão no sentido de avançar e de garantir seus direitos históricos. De certo, esse avanço somente acontecerá com a luta e a organização desses trabalhadores.
Lutamos pela reposição das perdas salariais;
Pela implantação da insalubridade;
Pela imediata implantação da jornada de 30h semanais.
Juazeiro do Norte, 28 de dezembro de 2021
DIRETORIA DA INTERSINDICAL – CENTRAL DA CLASSE TRABALHADORA – CEARÁ