NOTA EM DEFESA DA SAÚDE, DA VIDA E DO SUS
Neste 07 de abril de 2021, comemora-se o Dia Mundial da Saúde, instituído como um meio de conscientização da população sobre a importância da saúde para a manutenção das vidas. Mas, hoje, nesse dia simbólico, precisamos não apenas parar para aplaudir os profissionais de saúde do mundo inteiro, como também reforçarmos a luta em defesa da vida e de uma assistência de saúde ampla para todos e todas. A Saúde Brasileira enfrenta, atualmente, além do crescente número de casos de COVID-19, os desmontes vindos do desgoverno do Presidente Jair Bolsonaro. No momento em que mais se precisa de um Sistema de Saúde fortalecido, Bolsonaro anuncia cortes significativos de orçamento em investimentos na área da saúde, outrora já prejudicada com a PEC da Morte do Governo Temer, apoiada e mantida pelo atual presidente.
Tais cortes, além de impactar diretamente na prestação de serviços de saúde à população brasileira, sobretudo àquela impossibilitada financeiramente de pagar planos particulares, reafirmam a política genocida e de extermínio que Bolsonaro vem adotando desde o início da pandemia no país. Bolsonaro foi de revés às medidas que os líderes das maiores nações mundiais adotavam: não seguiu as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), promoveu aglomerações e remédios não-comprovados cientificamente, minimizou a pandemia e desdenhou do número de vítimas acometidas pela COVID-19. Temos, portanto, no atual cenário brasileiro, dois grandes enfrentamentos: O vírus, que a cada dia acomete mais vidas inocentes, e o desgoverno e o despreparo de Jair Bolsonaro frente à condução do país num momento tão crítico.
Temos um Sistema Único de Saúde, gratuito, amplo, que às duras penas foi conquistado para a população. Apesar de ter recursos insuficientes para o pleno funcionamento e prestação de serviços, ainda mantém seu compromisso com os brasileiros, desde os atendimentos de atenção primária aos casos de urgência e emergência. Foi o SUS que nos trouxe a tão sonhada vacina, em parceria com o Instituto Butantã, e que todos os dias injeta nos brasileiros doses de esperança em um futuro melhor. É preciso, portanto, que reafirmemos, não só hoje, mas todos os dias sobre a importância da saúde, do SUS e da vida para os brasileiros e brasileiras. Muito mais além de investimentos na área, exigimos mais valorização dos profissionais de saúde que atuam no enfrentamento desta e de outras epidemias. Todos os dias, esses profissionais saem de suas casas, arriscando suas vidas para atuarem na linha de frente no combate ao Coronavírus. Em contrapartida, no início de 2021, a nível local, os servidores e servidoras do Município de Fortaleza – inclusive os da saúde – foram surpreendidos com uma Reforma previdenciária que, além de aumentar o tempo e o percentual de contribuição, retira direitos já conquistados. Não podemos permitir tamanho retrocesso, sobretudo num dado momento em que mais se precisa de amparo e de assistência. Além disso, precisamos exigir mais agilidade no processo das vacinas, para assim podermos salvar mais vidas.
Por fim, em defesa da saúde, da vida e do SUS, precisamos reafirmar: FORA BOLSONARO! VACINA PARA TODOS JÁ!